sexta-feira, 26 de março de 2010

ÉTICA, LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL

ÉTICA, LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL

Waldeni Monteiro Fontes

Licenciada em Ciências Biológicas (ULBRA)

Prof. Dr. Joás Silva de Araujo

E-mail: waldenif@hotmail.com

RESUMO

Este artigo esclarece sobre a importância da Ética, Desenvolvimento Interpessoal, e seus valores para a sociedade nos dias atuais, também aborda os tópicos ambição e liderança. Desde os tempos remotos a ética já fazia parte do dia-a-dia da comunidade em geral. Pelo estudo realizado observa-se que em todos os tios de grupos ou associações, a ética ocupa o primeiro lugar. Para acontecer um bom relacionamento em uma equipe e bom desenvolvimento interpessoal, consulta-se primeiro a ética daquele grupo organizacional. Portanto este trabalho será desenvolvido através de leituras e busca em fontes como os textos utilizados em sala de aula e outras bibliografias que abordem o tema.

Palavras-chave: ética, liderança, desenvolvimento interpessoal..

1-NTRODUÇÃO

Nos dias de hoje, o mundo está totalmente globalizado e o mercado de trabalho exige cada vez mais que os profissionais venham emergir na era do conhecimento, tendo como referência de qualidade a ética, desenvolvimento interpessoal assim como a liderança. Sendo a ética como conjunto de conhecimentos ou uma espécie de teoria sobre a pratica moral e ainda, fundamentos e princípios que regem um determinado sistema moral.. Liderança é um processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo e o desenvolvimento interpessoal, contribui para o bom desempenho de uma organização.

2 – DESENVOLVIMENTO

2.1- ÉTICA

O estudo da ética, talvez tenha iniciado com filósofos gregos há 25 séculos atraz, hoje seu campo de atuação ultrapassa o campo da filosofia. Ética não é um tema novo pois, desde os tempos mais remotos já era anunciado e praticado, entende se que em todo e qualquer grupo é necessário haver ética, ou mesmo padrões a serem seguidos para haver boa organização, não havendo ética, é impossível manter o relacionamento entre os membros de determinados grupos. Segundo o que estudamos, entende-se que a ética faz parte dos grupos religiosos, étnicos, associações e comunidades em geral. Foram citados como exemplos os grupos políticos, os dez mandamentos alguns códigos como o de Hamurabi, alcorões, a constituição brasileira e muitos outros. Para tanto é expresso o desejo de convivência em harmonia. Como conceito ética é um conjunto de conhecimentos que aplicados ao agir humano de forma consciente e deliberada, promove o processo de auto-educação humana e características inerente à sua ação e por esta razão é um elemento vital na produção da realidade social,.todo homem possui um censo ético, espécie de convivência moral em constante avaliação e julgamento de suas ações, procurando saber se são boas ou más. Tais reações trazem um entender que a ética não é igual para todos, pois cada ser humano tem um comportamento diferenciado, tendo, portanto referências com matrizes culturais e até religiosas, certo é que prevalecem em meio às sociedades. Entende-se que ética se relaciona ao desejo de se realizar na vida, mantendo relação justa e aceitável com os outros, fundamentando-se nas idéias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano. Ética poderia ser também uma espécie de teoria sobre a pratica moral ou fundamentos e princípios que regem determinado sistema moral. É também a ciência da conduta, teoria do comportamento moral dos homens em sociedade. Não é a ética que cria a moral, mas toda moral supõe determinados princípios normas ou regras de comportamento, estes não são estabelecidos pela ética, mas a ética estuda a responsabilidade do ato moral. Segundo discussões em sala de aula, o professor deixou bem claro que ética não é igual para todos, o que é ética para mim, não é para outra pessoa. Certo é que, cada grupo tem seu padrão de vida, sua ética e sua moral. Entre as colocações foram discutidos alguns casos de corrupção que tem sido deflagrado no setor público. É exigido dos servidores públicos uma atuação eticamente responsável, como: ter motivação e prazer na execução das suas atribuições, competências profissional, idoneidade, saúde física e mental, equilíbrio emocional, entre outro, a fim de ser diminuído distúrbios entre a sociedade. O padrão ético é composto por princípios, valores, ideais e regras. Sendo os valores pautados como: julgamento do que é desigual ou indesejável e oferecem justificativas para as decisões advindas de doutrinas religiosas, políticas e outras, podendo ser relacionadas ao bem estar, felicidade, prosperidade, tendo como características a justiça, generosidade e coragem. Princípios é algo posto no inicio como base ou fundamentos, age também como barreira contra a arbitrariedade. Idéias são relacionadas a valores, mas é o que consideramos a nossa concepção do que achamos que é bom, cabe a nossa decisão ou escolha. Regras orientam e concretiza os valores que são estruturados na forma de códigos de ética ou conduta.

2.2 - AMBIÇÃO

Ambição é tudo que uma pessoa pretende fazer na vida é o desejo de vencer ou alcançar algo, como a realização de seus sonhos e objetivos. O estudo em sala de aula nos deixou seguros quanto a ambição. Entende-se que ética e ambição em alguns momentos são bem próximos e que não é errado em ser ambicioso na vida, contando que não fuja da ética ou dos limites que você se impõe na busca de sua ambição.

2.3LIDERANÇA

Quanto a liderança e o desenvolvimento interpessoal, os dois caminham juntos, pos ambos fazem parte da organização e bom andamento de uma empresa, grupo repartição ou ambiente de trabalho. Para Chiavenato, a teoria das relações humanas constata a influencia da liderança sobre o comportamento das pessoas. O mesmo define liderança como: processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo. Liderança envolve outras pessoas com distribuições desiguais de poder entre lidere e demais membros de um grupo.

2.4 - DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL

Quanto ao desenvolvimento interpessoal, MAILHIOT (1976:66) refere que ”A produtividade de um grupo e sua eficiência, estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas sobre tudo com a solidariedade de suas relações interpessoais.” Segundo CHIAVENATO (2000:134) “liderança é a influencia interpessoal exercida numa situação e dirigida por meio de processo da comunicação humana, decorrente dos relacionamentos entre as pessoas em uma determinada estrutura social.”

2.5 - CONCLUSÃO

O estudo realizado deixou bem claro que ética é o conjunto de conhecimentos que aplicado ao agir humano de forma consciente e deliberada, promove o processo de auto educação, visando a máxima realização do ser humano tendo e em consideração também a teoria sobre a pratica moral do ser humano, sendo desta forma, o elemento vital na produção da realidade social. Quanto a ambição é descartado o erro de sua pratica, contando que seja dentro da ética, obedecendo seus limites. Se liderança, é um processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo e envolve outras pessoas, entende-se que, desenvolvimento interpessoal e liderança são relacionados ao mesmo fim. Conclui-se que ética, moral, ambição, liderança e desenvolvimento interpessoal, se envolvem no mesmo quadro, para o ideal resultado em toda sociedade, comunidade ou grupos sem distinção, são inseparáveis.

REFERÊNCIAS

MAILHIOT, G.B. Dinâmicas e gênese dos grupos. 3ª ed. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1976.

CHIAVENATO, Idalberto, Introdução a teoria da administração. 6ª ed. Rio de Janeiro: Campos, 2000.

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